Afropunk promove shows virtuais para substituir festivais físicos pelo mundo

O Afropunk vai transmitir shows virtuais de 23 a 25 de outubro para substituir suas edições de festivais físicos pelo mundo. Por causa da pandemia do novo coronavírus,  um dos principais eventos de cultura negra do mundo adiou, por exemplo, a primeira edição no Brasil, que seria nos dias 28 e 29 de novembro de 2020, no Centro de Convenções de Salvador. A organização indica que o evento será em dezembro de 2021, mas as datas exatas ainda não foram definidas.

As atrações do evento virtual intitulado Planet Afropunk devem ser divulgadas ainda nesta semana. No Brasil, a gravação de conteúdo inédito será feita em Salvador, com curadoria da cantora, atriz e compositora Larissa Luz. Artistas de outros países também devem estar na programação em outras regiões.

 

“As pessoas poderão vivenciar um encontro digital fluido, projetado para abraçar a pluralidade de histórias e individualidades negras que são vivenciadas por meio da música, arte, conversas e ativismo, para muito além de fronteiras e continentes”, diz a organização.

O festival nasceu em 2005, em Nova York, e desde então é realizado em cidades como Atlanta (Estados Unidos), Paris (França), Londres (Inglaterra) e Joanesburgo (África do Sul).

No Brasil, segundo a organização, a expectativa era de receber um público de até 20 mil pessoas em cada um dos dois dias do Carnaval da Consciência na capital baiana. Esse foi o mote definido após uma visita de Matthew Morgan ao estado. “O Carnaval na Bahia me inspirou e mudou minha vida”, diz o fundador do festival.

Como aquecimento, em parceria com a Feira Preta, houve o festival Black to the Future, em 19 e 20 de novembro do ano passado, Dia da Consciência Negra. 

Entre os artistas que se apresentaram na Audio (zona oeste de São Paulo) estiveram BaianaSystem, Karol Conka, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues e o Aya Bass, projeto composto pelas cantoras Xenia França, Luedji Luna e Larissa Luz.

No Carnaval deste ano, o Afropunk fez uma parceria com o trio do BaianaSystem e levou Mano Brown para um show na folia.


+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram