Festival tem show de Elza Soares, debate sobre racismo e ajuda financeira a artistas negros

O festival IMuNe (Instante da Música Negra) promove em 26 de setembro um evento com shows de Elza Soares e Flávio Renegado, Meninos de Minas com MC Dellacroix, banda IMuNe e Favelinha Dance, com transmissão pelo canal oficial no YouTube.

Sem plateia, o IMuNe Experience vai ser realizado no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas de Belo Horizonte.

O Centro Cultural Lá da Favelinha vai reunir os artistas de acordo com as normas e recomendações de órgãos de saúde na prevenção contra o novo coronavírus, diz a produção.

A apresentação também vai ser projetada na empena do icônico edifício JK, no centro da capital mineira, e dentro da própria comunidade do Aglomerado da Serra.

Patrocinado pela Natura Musical, o festival IMuNe quer ocupar todos os canais online e offline com a música produzida por pessoas negras, assim como fomentar suas respectivas carreiras.

Para isso, a ampla iniciativa convoca o público a doações para instituições sociais e conta com um edital para ajudar 17 artistas negros com um auxílio inicial de R$ 300. Cinco deles ainda serão selecionados para um show virtual dentro da programação da plataforma. Até 4 de outubro, a bolsa-artística pode ser acessada por meio do edital Imunidade Sonora.

“O IMuNe é uma plataforma agregadora de artistas negros. Nosso desejo é potencializar a carreira de músicos e musicistas pretos por meio de uma atuação em 360°, promovendo ações que vão da produção à divulgação, passando pela distribuição, agenciamento e apoio financeiro para a criação”, diz Bia Nogueira, idealizadora do Coletivo Imune.

Com o intuito de conscientização do público, a programação ainda conta com debates a partir de 15 de agosto (o primeiro com transmissão pelo YouTube do festival) sobre racismo e a cultura, questão que inviabiliza a projeção de muitos talentos.

Neste sábado, às 19h, a empresária Eliane Dias, a historiadora e comunicadora Giovanna Heliodoro, a professora Rosane Borges e o jornalista da Folha Amon Borges conversam sobre o racismo estrutural na arte e na comunicação. (assista ao debate no player abaixo).

Na sequência, showcases dos artistas Adriana Araújo, Amorina, Jeferson Gouveia, Taslim e Calixto.

Para marcar o anúncio, houve o lançamento nesta segunda (3) do clipe “Movimento É Poder” (assista abaixo), dos artistas da banda IMuNe.

“O clipe ‘Movimento é Poder’ vem para plantar liberdade, amor e esperança nas pessoas. É um bálsamo para atravessar, com saúde física e mental, esses tempos difíceis que o planeta vive”, diz a tamborista Maíra Baldaia.

IMuNe (encerramento com show de Elza Soares)

Quando: 26/9/2020 (às 20h)
Onde: YouTube do festival IMuNe | empena do Edifício JK (r. dos Timbiras, Santo Agostinho, Belo Horizonte )
Quanto: grátis
Mais informação: nas redes do festival

*Atualizado em 15 de agosto, às 15h43



+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram