Mano Brown estreia no Carnaval de Salvador no trio do Afropunk; veja ensaio

Mano Brown faz sua estreia no Carnaval de Salvador ao lado do grupo Afrocidade, na noite deste sábado (22). A apresentação faz parte de mais uma ação do Afropunk no Brasil. Em parceria com o BaianaSystem, a marca de música e entretenimento também está pela primeira vez no tradicional circuito Barra-Ondina.

O vocalista do Racionais MC’s ensaiou nesta sexta (21) na capital baiana e o repertório deve ter oito músicas, entre elas “Diário de um Detento”, “Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)”, “Artigo 157” e “Negro Drama”.

“Me sinto totalmente identificado com o Afropunk e os nomes envolvidos”, diz Mano Brown ao Lineup. “Sendo na Bahia então é mais que especial”, afirma o “fi de baiano”, como se refere a ele mesmo na música “Da Ponte pra Cá”. O artista paulistano é filho de Dona Ana, nascida na Bahia, inspiração de várias letras e que morreu aos 85 anos, em 2016.

Russo Passapusso e Roberto Barreto, vocalista e guitarrista do BaianaSystem, também estão entre os convidados do trio, que ainda conta com os nomes da música local MC Cronista do Morro e Muzenza.

Já no domingo (23), o BaianaSystem volta à folia no comando do trio Navio Pirata, acompanhado por B Negão, Vandal e a cantora Iracema Killiane, do Ilê Ayiê.

Matthew Morgan, cofundador do Afropunk, diz estar ansioso para a primeira ação aberta ao público do festival.

“No ano passado estive pela primeira vez no Carnaval de Salvador e senti uma conexão tão forte que não podíamos deixar de estar presentes nesta manifestação tão importante da cultura afrobrasileira”, afirma.

O festival Afropunk faz sua primeira edição no país em 28 e 29 de novembro deste ano, também na capital baiana. O evento será no novo Centro de Convenções de Salvador. As atrações ainda não foram divulgadas, mas o objetivo é ter dois nomes grandes e estrangeiros como headliners.

Morgan organizou a primeira edição do evento em 2005, em Nova York. O Brasil será o quinto país a receber o Afropunk, que já é realizado, além de Nova York e Atlanta (Estados Unidos), em Paris (França), Londres (Inglaterra), Joanesburgo (África do Sul).

Minha primeira pergunta antes de começar a vir para o Brasil foi ‘Onde estão todos os negros?’. Me disseram Bahia. Então minha reação foi ‘é para onde estamos indo’”, disse Morgan em entrevista ao Lineup.

Mano Brown em ensaio com Afrocidade em Salvador, antes do trio do Afropun (Edgar Azevedo/Divulgação)
Mano Brown em ensaio com Afrocidade em Salvador, antes do trio do Afropun (Edgar Azevedo/Divulgação)

+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram