Mano Brown estreia no Carnaval de Salvador no trio do Afropunk; veja ensaio
Mano Brown faz sua estreia no Carnaval de Salvador ao lado do grupo Afrocidade, na noite deste sábado (22). A apresentação faz parte de mais uma ação do Afropunk no Brasil. Em parceria com o BaianaSystem, a marca de música e entretenimento também está pela primeira vez no tradicional circuito Barra-Ondina.
O vocalista do Racionais MC’s ensaiou nesta sexta (21) na capital baiana e o repertório deve ter oito músicas, entre elas “Diário de um Detento”, “Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)”, “Artigo 157” e “Negro Drama”.
“Me sinto totalmente identificado com o Afropunk e os nomes envolvidos”, diz Mano Brown ao Lineup. “Sendo na Bahia então é mais que especial”, afirma o “fi de baiano”, como se refere a ele mesmo na música “Da Ponte pra Cá”. O artista paulistano é filho de Dona Ana, nascida na Bahia, inspiração de várias letras e que morreu aos 85 anos, em 2016.
Russo Passapusso e Roberto Barreto, vocalista e guitarrista do BaianaSystem, também estão entre os convidados do trio, que ainda conta com os nomes da música local MC Cronista do Morro e Muzenza.
Já no domingo (23), o BaianaSystem volta à folia no comando do trio Navio Pirata, acompanhado por B Negão, Vandal e a cantora Iracema Killiane, do Ilê Ayiê.
Matthew Morgan, cofundador do Afropunk, diz estar ansioso para a primeira ação aberta ao público do festival.
“No ano passado estive pela primeira vez no Carnaval de Salvador e senti uma conexão tão forte que não podíamos deixar de estar presentes nesta manifestação tão importante da cultura afrobrasileira”, afirma.
O festival Afropunk faz sua primeira edição no país em 28 e 29 de novembro deste ano, também na capital baiana. O evento será no novo Centro de Convenções de Salvador. As atrações ainda não foram divulgadas, mas o objetivo é ter dois nomes grandes e estrangeiros como headliners.
Morgan organizou a primeira edição do evento em 2005, em Nova York. O Brasil será o quinto país a receber o Afropunk, que já é realizado, além de Nova York e Atlanta (Estados Unidos), em Paris (França), Londres (Inglaterra), Joanesburgo (África do Sul).
“Minha primeira pergunta antes de começar a vir para o Brasil foi ‘Onde estão todos os negros?’. Me disseram Bahia. Então minha reação foi ‘é para onde estamos indo’”, disse Morgan em entrevista ao Lineup.
+ Mais Lineup
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com
Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram