Céu, Tulipa Ruiz e Afrocidade celebram música brasileira e liberdade de Lula em festival na Bahia

O festival Radioca chegou à quinta edição em 2019. De quarta (6) a domingo (10) o evento ocupou alguns  lugares de Salvador com shows de música brasileira e debates sobre cultura.

A programação se concentrou no sábado e no domingo —quando recebeu 2.000 e 2.400, respectivamente, na Chácara Baluarte, no bairro de Santo Antônio. Mas na sexta (8) um fato marcou o dia e gerou empolgação entre os fãs e os próprios artistas que compuseram a programação: o ex-presidente Lula foi solto.

Na própria sexta, uma conversa musicada na Arena Sesc-Senac Pelourinho reuniu as cantoras Tulipa Ruiz, Josyara e Livia Nery e por ali já começou uma celebração do movimento “Lula livre”. Foi só um aquecimento para o fim de semana de shows.

Na parceria de Tulipa Ruiz com João Donato, na animada apresentação de Afrocidade e na performance sensível da banda Tuyo o petista foi lembrado no sábado pelos artistas e pelo público. Em sua vez no palco, o cirandeiro Mestre Anderson Miguel segurou uma bandeira vermelha com a imagem de Lula.

No domingo, as homenagens continuaram ao petista. Pelos dois cenários montados, a cantora Céu, Illy e o grupo Abayomy voltaram ao tema político.

Nas últimas eleições presidenciais, em 2018, na disputa do segundo turno na Bahia Fernando Haddad (PT) ficou com 72,69% dos votos válidos, enquanto o eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve 27,31%.

Mestre Anderson Miguel segura bandeira de 'Lula Livre' no festival Radioca 2019, na Chácara Baluarte, em Salvador (Rafael Passos - 10.nov.2019/Divulgação)
Mestre Anderson Miguel segura bandeira de ‘Lula Livre’ no festival Radioca 2019, na Chácara Baluarte, em Salvador (Rafael Passos – 9.nov.2019/Divulgação)

MÚSICA TROPICAL

A programação do festival aposta em música brasileira, com muitas atrações regionais, em uma agradável Chácara Baluarte —do espaço arborizado é possível observar um belo pôr do sol na Baía de Todos os Santos.

No sábado, os baianos do Afrocidade, com letras para refletir opressão e preconceito, fizeram o público dançar.

No domingo, Lazzo Matumbi fez um grande e marcante show. A personalidade do cenário de música afro-baiana levou ao palco sua mistura de ritmos como reggae, samba, jazz e soul, com uma banda e duas backing vocals para complementar a sonoridade. Com cerca de 40 anos de carreira, atraiu a atenção de jovens e pessoas mais velhas.

As paulistas Céu, que levou o show do novo disco “APKÁ!”, e Tulipa Ruiz, ao lado de João Donato, foram as responsáveis por fechar cada dia de programação.

Vista da Chácara Baluarte para a Baía de Todos os Santos, em Salvador ((Rafael Passos - 9.nov.2019/Divulgação)
Vista da Chácara Baluarte para a Baía de Todos os Santos, em Salvador ((Rafael Passos – 9.nov.2019/Divulgação)

 



+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram