Dead Kennedys divulga turnê no Brasil e tem Bozo e família armada em pôster

O Dead Kennedys divulgou nesta segunda (22) que a turnê comemorativa de 40 anos da banda punk passará pelo Brasil. Serão quatro shows: Circo Voador, no Rio (23/5), Tropical Butantã, em São Paulo (25/5), Toinha Brasil Show, em Brasília (26/5), e Mister Rock, em Belo Horizonte (28/5).

Para a divulgação, a produção do grupo criou um pôster exclusivo para o país. A família do palhaço Bozo está vestida com camisetas da seleção brasileira segurando armas. Para completar o cenário, tanques de guerra e uma favela pegando fogo. Um dos personagens diz: “Eu amo o cheiro de gente pobre morta pela manhã”.

Os internautas já começaram a comentar a alusão que a banda teria feito ao presidente Jair Bolsonaro —que, por vezes, é chamado de Bozo— e seus eleitores.

Logo, a imagem viralizou pela internet. Políticos e artistas como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o músico Marcelo D2 compartilharam a arte.

“O tipo de trabalho que dá orgulho de fazer. Dead Kennedys sempre foi minha banda de Hardcore predileta, desde a época que eu era moleque!”, diz Cristiano Suarez, responsável pela ilustração, em sua conta nas redes sociais.

Segundo Eliel Vieira, produtor de shows e dono da EV7 Live, a banda não deu palpite em relação ao pôster. “Assustou todo mundo. Eles até ficaram assustados com a repercussão muito forte. Muita gente falando que era uma crítica ao presidente”, diz ao Lineup.

O Dead Kennedys chegou a compartilhar em seu Instagram a arte, mas apagou. Após a grande repercussão, o grupo também soltou um comunicado em seu Facebook e também o deletou.

“O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir às pessoas que pensem por elas mesmas, não dizer a elas o que pensar”, dizia a nota apagada no Facebook.

O Dead Kennedys pediu à produção que não usasse mais oficialmente a ilustração para divulgar o show. Ela ainda segue como divulgação da turnê no site de compras de ingressos, por exemplo, mas será retirada, segundo Vieira.

De acordo com a produção, a banda recebeu “emails não muito cordiais de quem não gostou da arte e não quiseram mais se vincular ao cartaz.”

O artista Cristiano Suárez se manifestou durante a noite nas redes sociais reiterando que a arte foi encomendada pela promotora no Brasil. “O nome da banda precisou sair daqui, mas só queria reforçar que a arte foi, sim, oficial, diferente do que a mídia tá publicando. Foi postada no perfil OFICIAL da banda e removido logo após o boom das publicações e dos trending topics do Twitter, logo depois foi liberada uma nota, que também foi apagada quando se deram conta que muitas pessoas já tinham visto.”

Será a quarta vez que a banda de San Francisco (EUA), formada em 1978, vem ao Brasil. Na bagagem, trazem hits como “California Über Alles” e “Holiday in Cambodia”. Antes o grupo ainda passa por Paraguai (18/5), Uruguai (19/5) e Chile (21/5).

Os ingressos para São Paulo têm preços que variam de R$ 110 a R$ 350 e estão disponíveis no site da Ticket Brasil.

Comunidado deletado do Dead Kennedys:

“Chegou ao conhecimento do Dead Kennedys que um pôster foi publicado promovendo os shows que a banda fará no Brasil. Este pôster foi publicado para promover os shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não é autorizado.

O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica, conhecida por suas declarações políticas e por possuir uma forte postura antifascista e anti-violência. No entanto, a banda sente que não pode presumir saber o bastante sobre as situações em outros países para divagar sobre suas políticas específicas. O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir às pessoas que pensem por elas mesmas, não dizer a elas o que pensar.”

 

Pôster de divulgação da turnê de Dead Kennedys no Brasil (Divulgação)
Pôster de divulgação da turnê de Dead Kennedys no Brasil (Divulgação)

Atualizado em 23 de abril, às 11h12



+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram