Dead Kennedys divulga turnê no Brasil e tem Bozo e família armada em pôster
O Dead Kennedys divulgou nesta segunda (22) que a turnê comemorativa de 40 anos da banda punk passará pelo Brasil. Serão quatro shows: Circo Voador, no Rio (23/5), Tropical Butantã, em São Paulo (25/5), Toinha Brasil Show, em Brasília (26/5), e Mister Rock, em Belo Horizonte (28/5).
Para a divulgação, a produção do grupo criou um pôster exclusivo para o país. A família do palhaço Bozo está vestida com camisetas da seleção brasileira segurando armas. Para completar o cenário, tanques de guerra e uma favela pegando fogo. Um dos personagens diz: “Eu amo o cheiro de gente pobre morta pela manhã”.
Os internautas já começaram a comentar a alusão que a banda teria feito ao presidente Jair Bolsonaro —que, por vezes, é chamado de Bozo— e seus eleitores.
Logo, a imagem viralizou pela internet. Políticos e artistas como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o músico Marcelo D2 compartilharam a arte.
“O tipo de trabalho que dá orgulho de fazer. Dead Kennedys sempre foi minha banda de Hardcore predileta, desde a época que eu era moleque!”, diz Cristiano Suarez, responsável pela ilustração, em sua conta nas redes sociais.
Segundo Eliel Vieira, produtor de shows e dono da EV7 Live, a banda não deu palpite em relação ao pôster. “Assustou todo mundo. Eles até ficaram assustados com a repercussão muito forte. Muita gente falando que era uma crítica ao presidente”, diz ao Lineup.
O Dead Kennedys chegou a compartilhar em seu Instagram a arte, mas apagou. Após a grande repercussão, o grupo também soltou um comunicado em seu Facebook e também o deletou.
“O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir às pessoas que pensem por elas mesmas, não dizer a elas o que pensar”, dizia a nota apagada no Facebook.
O Dead Kennedys pediu à produção que não usasse mais oficialmente a ilustração para divulgar o show. Ela ainda segue como divulgação da turnê no site de compras de ingressos, por exemplo, mas será retirada, segundo Vieira.
De acordo com a produção, a banda recebeu “emails não muito cordiais de quem não gostou da arte e não quiseram mais se vincular ao cartaz.”
O artista Cristiano Suárez se manifestou durante a noite nas redes sociais reiterando que a arte foi encomendada pela promotora no Brasil. “O nome da banda precisou sair daqui, mas só queria reforçar que a arte foi, sim, oficial, diferente do que a mídia tá publicando. Foi postada no perfil OFICIAL da banda e removido logo após o boom das publicações e dos trending topics do Twitter, logo depois foi liberada uma nota, que também foi apagada quando se deram conta que muitas pessoas já tinham visto.”
Será a quarta vez que a banda de San Francisco (EUA), formada em 1978, vem ao Brasil. Na bagagem, trazem hits como “California Über Alles” e “Holiday in Cambodia”. Antes o grupo ainda passa por Paraguai (18/5), Uruguai (19/5) e Chile (21/5).
Os ingressos para São Paulo têm preços que variam de R$ 110 a R$ 350 e estão disponíveis no site da Ticket Brasil.
Comunidado deletado do Dead Kennedys:
“Chegou ao conhecimento do Dead Kennedys que um pôster foi publicado promovendo os shows que a banda fará no Brasil. Este pôster foi publicado para promover os shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não é autorizado.
O Dead Kennedys é uma banda punk americana icônica, conhecida por suas declarações políticas e por possuir uma forte postura antifascista e anti-violência. No entanto, a banda sente que não pode presumir saber o bastante sobre as situações em outros países para divagar sobre suas políticas específicas. O pôster divulgado não reflete uma declaração política ou o posicionamento do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, pedir às pessoas que pensem por elas mesmas, não dizer a elas o que pensar.”
Atualizado em 23 de abril, às 11h12
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