Festivais independentes trazem promessas a palcos pelo Brasil; veja lista
O festivais independentes de música ajudam a revelar nomes regionais do cenário brasileiro, que nem sempre teriam espaço em eventos maiores. Alguns deles crescem e incorporam grandes artistas, mas não deixam as revelações de lado.
É o caso do Coala Festival, que em 2018 chegou à sua quinta edição em São Paulo. Em 2018, apresentaram-se Gilberto Gil, Criolo, Milton Nascimento, Mano Brown, Elza Soares e Xênia França.
E marcas já olham para este cenário. É o caso da Natura, que por meio do Natura Musical patrocina alguns eventos.
Abaixo, veja alguns festivais pelo Brasil:
Música de Rua (RS)
Em sua sétima edição, o festival tem a proposta de ocupar espaços públicos e dar visibilidade a artistas de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha no cenário nacional.
Quando: 22 de abril a 5 de maio
Onde: Serra Gaúcha (RS)
Mais informação: festivalbrasileirodemusicaderua.com
Bananada (GO)
O festival teve início em 1999 em Goiânia. Desde 2012, adota a semana anterior ao evento para ações em bares, restaurantes e teatros da cidade para divulgar atrações. Neste ano já estão escalados nomes como Criolo, Tulipa Ruiz, João Donato, Brvnks e A Terra Nunca me Pareceu Tão Distante.
Quando: 12 a 18 de agosto
Onde: arena do Passeio das Águas, em Goiânia (GO)
Mais informação: festivalbananada.com.br
Coala (SP)
O festival na capital paulista se consolidou como um dos maiores do país. A marca também promove duas iniciativas além do evento anual: o coala.lab, que incentiva a criação de projetos experimentais em parceria com marcas e artistas, e o Coala Records, espécie de gravadora com foco na música brasileira.
Quando: 7 e 8 de setembro
Onde: Memorial da América Latina, em São Paulo (SP)
Mais informação: facebook.com/pg/coalafestival
Coquetel Molotov (PE)
Em 2018, o No Ar Coquetel Molotov comemorou 15 anos em Recife. No lineup da última edição, estiveram as cantoras Anelis Assumpção e Maria Beraldo, as bandas Boogarins e Catavento, além de atrações internacionais, como o baterista do Tame Impala, Barbagallo, e o indie neozelandês Connan Mockasin. A programação de 2019 ainda não foi divulgada.
Quando: 16 de novembro
Onde: Recife (PE)
Mais informação: coquetelmolotov.com.br
DoSol (RN)
O festival comemorou 15 anos em 2018, em uma celebração com cerca de 60 artistas divididos em dois dias de festa. Céu, Letrux, Metá Metá, Hurtmold e Rashid participaram do evento.
Quando: a confirmar
Onde: Natal (RN)
Mais informação: dosol.com.br
Radioca (BA)
O festival em Salvador seleciona e apresenta suas apostas da música brasileira ao público. Na última edição, foram 11 shows distribuídos em três dias, no largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho. Além de música, artistas participam de uma feira com suas artes e gastronomia.
Quando: a confirmar
Onde: Salvador (BA)
Mais informação: radioca.com.br/festival
Se Rasgum (PA)
Nomes como Letrux, O Terno, Linn da Quebrada, Baiana System e Carne Doce estão na história do festival, que já teve 11 edições e é um dos principais da região norte do país.
Quando: a confirmar
Onde: Belém (PA)
Mais informação: serasgum.com.br
Sonâncias (MG)
Realizado em Belo Horizonte, pode ser definido como uma “mistura de seminários e rodada de negócios com um toque de música ao vivo”. Atualmente o evento se desdobra em duas partes, de acordo com a organização: o Sonâncias Lab, um projeto experimental que mistura residência artística, atividades de formação e documentário, e o festival Sonâncias.
Quando: a confirmar
Onde: Belo Horizonte (MG)
Mais informação: facebook.com/quentequente
Timbre (MG)
Segundo a organização, o evento reuniu 20 mil pessoas na última edição em Uberlândia (MG). Foram mais de 50 horas de música com artistas de todo Brasil.
Quando: a confirmar
Onde: Uberlândia (MG)
Mais informação: festivaltimbre.com.br