Londres da música: 6 locais na capital da Inglaterra com som e história
A música está muito associada à cultura de Londres. Essa herança, principalmente do rock, que se reflete nos diversos festivais pelo país também está espalhada pela cidade.
A capital inglesa tem diversos pontos com muita história. Locais em que bandas que se reuniram, em que contratos assinados, casas de lendas da música, pubs onde bebiam cervejas, estúdios por quais passaram Beatles, Bob Marley David Bowie, Pink Floyd e outros tantos artistas gravaram discos e clássicos…
Para os fãs de música, há empresas que fazem tour guiados específicos sobre o tema. É o caso da London Rock Tour. Uma passeio temáticos dos Beatles, por exemplo, pode sair por cerca de 40 libras (R$ 200 aproximadamente).
Veja alguns lugares em que é possível ter contato com a história ou ver shows ao vivo. Uma lista que vai além da tradicional Abbey Road, região de um dos estúdios em que os Beatles já gravaram e ficou conhecida pela foto do grupo na faixa de pedestres.
- Hyde Park
O parque gigante no coração de Londres já recebeu shows históricos de artistas como Rolling Stones, Queen, Pink Floyd e Luciano Pavarotti ao longo de 50 anos. Mas além de realizar grandes eventos, o espaço conta com lagos e muito verde, compondo um cenário interessante para relaxar, fazer um piquenique, caminhar ou andar de bicicleta. Site: royalparks.org.uk
- Royal Albert Hall
Inaugurada em 1871 pela rainha Victoria em homenagem ao príncipe Albert, uma das principais casas de shows de Londres está localizada em South Kensington. O espaço suntuoso recebe mais de 350 eventos por ano —ópera, balé, shows… Pela casa, já passaram nomes como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Bob Dylan. Neste ano, Anitta se apresentou lá. Um tour guiado pelo prédio permite descobrir histórias curiosas que ali ocorreram.
Kensington Gore, Kensington, London SW7 2AP. Site: royalalberthall.com
- Museu Handel e Hendrix
O guitarrista Jimi Hendrix morou na cidade inglesa no fim dos anos 1960. O endereço onde ele viveu em 1968 e 1969 é parte do museu Handel & Hendrix. Situado no número 25 da Brook Street (Hendrix morou no 23), o local permite que o público veja a representação do quarto da lenda do rock, por exemplo. O compositor barroco George Frideric Handel (1685-1759), que dá nome ao museu também, viveu no número 25 da Brook Street cerca de 240 anos antes de Hendrix. Na programação, há sonatas com violoncelo, workshops e aulas de guitarra e conversas sobre os artistas.
25 Brook St, Mayfair, Londres, W1K 4HB. Site: handelhendrix.org
- Studio Bar
O K West Hotel abriga o Studio Bar, point para músicos, artistas e moderninhos. Conta com uma decoração urbana, quadros de artistas na parede e um menu com variados coqueteis. No recinto já funcionou um estúdio da BBC, que testemunhou trabalhos de nomes como Bob Marley, David Bowie e The Kinks. A música exerce forte influência no estilo de todo o hotel. Nos quartos, por exemplo, os fãs contam livros sobre Queen, Neil Young ou Beatles. O bar/hotel está também próximo a outros pontos importantes relacionados à arte: o Hammersmith Apollo e o O2 Shepherd’s Bush Empire.
Richmond Way, Hammersmith, Londres, W14 0AX. Site: k-west.co.uk
- O2 Shepherd’s Bush Empire
Pearl Jam, Oasis e Amy Winehouse são alguns dos nomes que já atuaram no local, construído em 1903. Está na lista dos principais locais de shows da capital inglesa com capacidade para cerca de 2.000 pessoas.
Shepherd’s Bush Green, White City, Londres, W12 8TT. Site: academymusicgroup.com
- Hammersmith Apollo
Por questões de patrocínio oficialmente recebe o nome de Eventim Apollo. Foi construído em 1932 com desenho no estilo Art Déco do arquiteto Robert Cromie. Mais um lugar com muita história. Por lá já se apresentaram Beatles, rolling Stones, Bob Marley. Após trocas de empresas que o administravam passou por mudanças e reformas a partir de 2009 e reabriu ao público em 2013, com um show de Selena Gomez.
45 Queen Caroline Street, Londres, W6 9QH. Site: eventimapollo.com
O jornalista viajou a convite do Visit Britain
+ Mais Lineup
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com
Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram