Festival reúne Arctic Monkeys, Gorillaz, Dua Lipa e Lana del Rey em Budapeste

Foram sete dias de shows, performances e diversas atividades na Ilha Óbuda, no coração de Budapeste, a capital da Hungria. De 8 a 14 de agosto, ela se transformou na Ilha da Liberdade e abrigou a 26ª edição do Sziget Festival, um dos maiores do mundo.

O Arctic Monkeys foi o headliner para fechar o último dia de shows. Um dia que contou com uma forte chuva no fim da tarde, que serviu para refrescar o verão húngaro e diminuir a poeira. Durante toda a semana os termômetros chegaram a marcar 35º C.

A banda britânica foi um dos destaques do Sziget (que significa “ilha” em húngaro), cuja programação contou com mais de mil artistas de 63 países.

Teve na programação nomes de la talla de Kendrick Lamar, Lana del Rey, Gorillaz, Kygo, Dua Lipa, Mumford & Sons, Liam Gallagher, Bastille, Shawn Mendes, Gogol Bordello, Goo Goo Dolls e Parov Stelar.

Esse cartel com muitas estrelas da música atraiu 565.000 jovens de cem nacionalidades. É um evento bem internacional. Segundo o CEO Tamás Kádár, 55% do público é de fora da Hungria. Britânicos, franceses, irlandeses, holandeses, italianos, israelenses e até brasileiros eram alguns dos presentes.

A proposta do festival é propagar o amor e a tolerência. “Love revolution” é o seu lema paralutar contra preconceitos e despertar a consciência ecológica.

“O DNA do festival, que traz liberdade, amor e respeito, está representado em cada palco, atuação e espectador”, diz Tamás Kádár.

Sem especificar números, Kádár afirma que houve maior investimento no lineup deste ano em relação a 2017. “Sabemos da importância de grandes nomes para atrair o público.”

O festival já recebeu alguns prêmios como melhor festival e, na última edição, foi agraciado com o título de melhor programação. Foram escalados nomes como Chainsmokers, Kasabian, Pink, Wiz Khalifa, PJ Harvey, Interpol, Two Door Cinema Club e Bad Religion.

FESTAS E ESTRUTURA

Além de shows,  performances teatrais, exibição de filmes e música clássica também fizeram parte da programação.

“Não queremos que as pessoas simplesmente vejam shows. Uma cerveja, um show, uma cerveja, um show…”, diz Kádár. “Nossa ideia é oferecer outras opções de atividades ao longo do dia.”

DJs animaram o público durante as madrugadas, composto em sua maioria por jovens de até 25 anos.

Para amenizar o calor, tendas, cadeiras e uma “praia” à beira do rio Danúbio receberam os jovens que tomavam sol e descansavam um pouco.

A próxima edição já tem data marcada. Será de 7 a 13 de agosto de 2019. As entradas ficarão disponíveis a partir de 1º de outubro.

O jornalista viajou a convite da Agência de Turismo da Hungria.

+ Mais Lineup

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram