Pearl Jam toca ‘Imagine’ com Jack Johnson e dedica a Donald Trump

O Pearl Jam convidou o cantor havaiano Jack Johnson para subir ao palco em um show na Bélgica e tocar “Imagine”, um clássico de John Lennon.

A apresentação foi em 7 de julho, durante o festival Rock Werchter.

O vocalista Eddie Vedder aproveitou para citar Donald Trump em um pequeno discurso sobre paz e amor e “oferecer” a canção ao presidente americano.

“Tentamos não incomodar, ser positivos mesmo quando vemos terríveis notícias e não podemos acreditar que aquilo é real.” disse. “As pessoas podem se dar bem, de todas as nacionalidades, todo tipo de educação, classes sociais…”

O governo Trump desde a posse tem ressaltado a tolerância zero à travessia ilegal em suas fronteiras.

Como uma das consequências, diversas crianças imigrantes têm sido separadas de seus pais, processados criminalmente e enviados a prisões. Entre abril e maio, foram cerca de 2.000 filhos apartados.

Vedder diz querer manter a fé e acreditar que Trump pode mudar —em tom de ironia, citou até o assassino Charles Manson que “teria encontrado Jesus”. “Eu não quero reagir com raiva, quero responder dando e promovendo amor. O maior poder é o amor.”

Ao fim do discurso, pediu para as pessoas levantarem seus celulares para acompanhar a música. “Ele está sempre a falar do tamanho do público [dos seus comícios], como se quisesse compensar o tamanho de outra coisa… Devíamos enviar para os EUA, para ele ver o que é um  grande público e o que é harmonia.”

Pouco depois, a banda reinterpretou outro clássico: “I Believe in Miracles”, do Ramones, em um setlist que teve também “Jeremy”, “Even to Fly”, “Black” e “Alive”.

O grupo de Seattle foi umas das principais atrações do festival Rock Werchter, de 5 a 8 de julho. No evento também estiveram bandas como  Queens of the Stone Age, The Killers, Snow Patrol e Franz Ferdinand.

Jaqueta de Jill, esposa de Eddie Vedder, exibida em show em Milão - Reprodução/Instagram
Jaqueta de Jill, esposa de Eddie Vedder, exibida em show em Milão – Reprodução/Instagram

VOCÊ SE IMPORTA?

Em junho, Jill McCormick, mulher de Eddie Vedder, também tinha enviado um recado à primeira-dama americana Melania Trump.

Durante um show em Milão, McCormick apareceu com uma jaqueta com os dizeres “Sim, nós nos importamos. E você?” em resposta à roupa usada por Melania que tinha a frase: “I really don’t care. Do u? (Não me importo realmente. E você?).

Melania usou a peça antes de uma visita a um centro de acolhimento a crianças separadas dos pais quando tentaram entrar nos EUA e gerou ampla repercussão negativa. Após a polêmica, a porta-voz primeira-dama, Stephanie Grisham disse em comunicado que não havia nenhuma mensagem oculta.

TURNÊ EUROPEIA

O Pearl Jam está em turnê pela Europa e passa por grandes festivais na região. Nesta semana, os americanos são destaque no Mad Cool (Madri), no dia 12 de julho, e na sequência vão ao NOS Alive (Lisboa), no dia 14.

—————————————————————————————————————

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.lineup@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram